ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO PERINATAL E DA PARENTALIDADE PARA GESTANTES, TENTANTES, OU MÃES QUE ACABARAM DE DAR À LUZ

Tratamento desenvolvido com base em evidências científicas relacionados à planejamento familiar, gravidez, parto, puerpério, desenvolvimento infantil e práticas educativas parentais.

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM TERAPIA PERINATAL?

Talvez você já saiba ou imagine o que faz um psicoterapeuta, mas já ouviu falar em Terapia Perinatal? Para entender melhor a importância desse profissional, primeiro quero te explicar um pouco sobre PERINATALIDADE.
O período perinatal (perinatalidade) envolve os fenômenos que estão em torno do nascimento, como o planejamento familiar, as tentativas de gravidez, a gestação, o parto e o puerpério (pós-parto). Assim, o profissional dessa área preocupa-se em tratar os fenômenos psicológicos que envolvem o nascimento, bem como dispõe de técnicas para prevenção de alterações emocionais significativas próprias desse período, como a ansiedade, estresse e depressão.


O QUE É PRÉ-NATAL PSICOLÓGICO

O pré-natal psicológico é um recurso terapêutico realizado concomitantemente com o pré-natal obstétrico. Tem caráter psicoterapêutico e oferece apoio emocional, discute soluções para demandas que podem surgir no período gravídico-puerperal, como aquelas relacionadas aos mitos da maternidade, à sua idealização, à possibilidade da perda do feto ou bebê, à gestação de risco, à malformação fetal, ao medo do parto e da dor, aos transtornos psicossomáticos, aos transtornos depressivos e de ansiedade, às mudanças de papéis familiares e sociais, às alterações na libido, ao conflito conjugal, ao ciúme dos outros filhos, ao planejamento familiar, além de sensibilizar a gestante quanto à importância do plano de parto e do acompanhante durante todo esse período.

POR QUE A TERAPIA PERINATAL É TÃO IMPORTANTE?

Veja alguns dados que irão ajudar a compreender o porquê de a Terapia Perinatal está se tornando cada vez mais relevante dentro das diversas áreas da psicologia.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), dentre todas as fases consideradas críticas em que a mulher pode passar durante seu ciclo vital, que são: a puberdade, o período perinatal e o climatério, é precisamente no período perinatal que essa mulher estará mais propensa a desenvolver alterações emocionais significativas, podendo resultar até mesmo em adoecimentos mentais.
Este também é compreendido como o período onde há o maior número de internações psiquiátricas de mulheres.

TRANSTORNOS MENTAIS MAIS COMUNS EM GESTANTES

Um estudo realizado no Brasil apontou uma prevalência de transtornos mentais comuns em 41,4% em gestantes. Como o especificado pelo próprio estudo, os transtornos mentais comuns incluem sintomas depressivos não-psicóticos, ansiedade e queixas somáticas que afetam o desempenho das atividades diárias. Dentre os sintomas descritos estão: dificuldade de concentração e de esquecimento, insônia, fadiga, irritabilidade, tristeza e choro frequentes, sentimento de culpa, sensação de inutilidade e queixas somáticas (GOLDBERG & HUXLEY, 1992).
Os riscos emocionais ao qual a mulher está exposta durante a gestação envolvem alteração na autoestima e a presença de ansiedade, além de riscos de desenvolverem patologias, como a depressão pós-parto (COELHO, 2015).
Esse adoecimento mental não se limita a atingir apenas a mãe, mas também pode impactar negativamente no desenvolvimento da própria criança. Uma mãe com depressão pós-parto muito provavelmente não terá energia o suficiente para exercer a maternagem. Maternagem refere-se aos recursos psíquicos que uma mãe utiliza para contribuir para a construção do filho como sujeito, e é estabelecida através do vínculo afetivo do cuidado e acolhimento que este filho recebe de sua mãe (STELLIN et al.,2011)
.

BENEFÍCIOS DO ACOMPANHAMENTO PERINATAL E DA PARENTALIDADE

. Auxiliar na compreensão e no enfrentamento de dificuldades na fertilidade;
· Acompanhar o processo de reprodução assistida;
· Oferecer suporte emocional durante uma produção independente;
· Promover a elaboração do processo de luto em caso de perdas perinatais;
· Orientar e oferecer apoio psicológico em casos de dificuldade na amamentação;
· Oferecer informações e orientações a respeito da rotina dos bebês;
· Auxiliar na formação de vínculo entre mães/pais e bebês;
· Realizar psicoterapia durante o puerpério (pós-parto);
· Realizar psicoterapia conjunta mãe/casal-bebê;

São diversas as possiblidades de atuação de um Psicoterapeuta perinatal. Se você está em uma etapa de seu ciclo de vida que envolve tomar decisões sobre maternidade, paternidade, parentalidade ou conjugalidade eu posso te ajudar e muito nesse processo.

AGENDE AGORA SUA CONSULTA ON-LINE E FAÇA TODO O TRATAMENTO DO CONFORTO DA SUA CASA.

QUEM VAI TE ACOMPANHAR DURANTE TODO O PROCESSO TERAPÊUTICO

SOBRE O PROFISSIONAL

Olá! Meu nome é Eliandro Maurat, sou Hipnoterapeuta Clínico, Terapeuta Perinatal e da Parentalidade. Realizo atendimento e acompanhamento terapêutico a gestantes, tentantes, puérperas e casais que precisam de ajuda.

O acompanhamento terapêutico antes, durante e após a chegada dos filhos é muito importante e vai te ajudar a lidar com os diversos sentimentos e emoções que aparecem nessas fases.
 
Essa é uma grande oportunidade para tratar angústias, medos, dúvidas, crenças limitantes, ansiedade e qualquer outra questão que a parentalidade possa trazer.

Esse modelo de acompanhamento terapêutico tem como principal objetivo o efeito preventivo e de proteção para evitar os sintomas de ansiedade e depressão no período pré e pós-natal. Essas são as principais alterações emocionais que ocorrem no período perinatal e precisam ser prevenidas.

 

Você também aprenderá técnicas e exercícios de relaxamento, vai entender como instalar gatilhos de tranquilidade e bem-estar que podem contribuir ativamente para a saúde emocional durante o processo de gestação, parto e pós-parto.


BONÛS EXCLUSIVO

Depois de muitos estudos e atendimentos, desenvolvi um PLANO DE PARTO personalizado e exclusivo para que você possa se preparar e planejar da melhor forma possível a chegada do seu bebê.

Cerca de 2.8 milhões de Mulheres engravidam por ano no Brasil segundo o IBGE, cada uma com sua história e sua particularidade, mais de 40% delas apresentam alguma alteração emocional no período perinatal e infelizmente são ainda raros os Psicoterapeutas no Brasil com formação específica para oferecer atendimento direcionado à esta população.

Atendimento presencial na cidade de Teresópolis ou on-line para todo o Brasil.

Os atendimentos  on-line são realizados via videoconferência, com a mesma efetividade dos atendimentos presenciais.